A Promoção por Ato de Bravura aprovado em 2° turno por meio do PL 438/17 na reunião plenária desta quinta-feira (12/07) proporcionou dupla felicidade à Nação Azul Marinho.

A ação foi promovida pelo Vereador Pedro Bueno a título de reconhecimento e justiça. O projeto que autoriza a concessão de promoção na carreira à GCM Lilian Emiliano Oliveira e ao GCM Leanderson Leonardo de Souza, que foram feridos em serviço, ratifica o Decreto n° 16.749/ 2017, assinado pelo Prefeito Alexandre Kalil, na Solenidade do “Bravo Guardião”, instituída por este mandato.

Ao encaminhar a votação em plenário, Bueno destacou a importância do caráter civil da Guarda Municipal de Belo Horizonte e afirmou que, muitas vezes, os guardas municipais precisam atuar em situações de extremo risco.

O parlamentar contou que a GCM Lilian Emiliano Oliveira abordou um homem em seu veículo que realizava atividade de transporte clandestino na região central de BH e identificou que o esquema era realizado por um sargento reformado da Polícia Militar. Apesar das pressões e constrangimentos que teriam sido provocados por militares que ofereciam apoio à atividade ilícita, a servidora não se omitiu e decidiu conduzir o sargento. No entanto, um dos militares presentes utilizando uma escopeta calibre 12 efetuou um disparo com munição de elastômetro, a queima roupa no rosto da Guarda Civil, que sofreu um grave trauma facial.

Em outra ação de bravura e coragem, o GCM Leanderson Leonardo de Souza em fevereiro de 2014, evitou a invasão de marginais armados a um estabelecimento público, com a finalidade de executar um desafeto. O GCM ao buscar evitar um tiroteio, se colocou de fronte a uma arma de fogo para proteger cidadãos e funcionários públicos em uma Unidade de Pronto Atendimento. Leanderson foi alvejado por três tiros salvando a vida de uma enfermeira que também foi atingida com menor gravidade, graças a coragem e proteção do Guarda Civil hoje reconhecido.

O Projeto de Lei 438/17 segue agora para sanção do prefeito Alexandre Kalil. Mais uma vitória da categoria por meio do mandato do Vereador Pedro Bueno que luta, diuturnamente, pelo crescimento e reconhecimento da Guarda Civil Municipal. A promoção destes dois guerreiros faz justiça e abre um importante precedente para que toda ação de coragem e bravura seja efetivamente reconhecida conforme estabelece a Lei 10.497 de 26 de Junho de 2.012

#ServidorRepresentado
#AtodeBravura
#BravoGuardião

Deixe seu comentário